sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Meshuggah

Meshuggah - Contradictions Collapse (1991)

Meshuggah
OrigemUmeå
PaísSuécia
Período1987 - actualmente
Gênero(s)thrash metal - progressivo
Gravadora(s)Nuclear Blast Records
IntegrantesJens Kidman
Fredrik Thordendal
Mårten Hagström
Tomas Haake
Site oficialwww.meshuggah.net

Meshuggah , nome baseado na palavra loucura em hebraico e Yiddish, e é um dos pais do math metal que hoje influência bandas como The Dillinger Escape Plan, Cave Ine Burnt by the Sun. Usando passagens polimétricas, compassos complexos, riffs complexos e vocais agressivos.

Índice

História

Meshuggah é uma banda da Suécia, formada em Umeå em 1987; dois anos depois de formada, a banda lança um EP intilutalado Psykisk Testblind (traduzido fracamente como teste de imagem psicológico, talvez uma referência ao método psicológico Rorschach). Este album mostra uma influência muito forte de Thrash/Death Metalantigo, pricipalmente de bandas como Metallica, Dismember e Dark Angel. Mas o que fez a banda única foi seu som complexo, com fortes influências de jazz e fusion, misturado com seu som extremamente pesado. Conforme o grupo vai envelhecendo, nota-se que os músicos se refinam tecnicamente a cada álbum. O grupo contém dois grandes músicos da cena metal munidal como o guitarrista Fredrik Thordendal, um autêntico virtuoso, com formação jazz e fusion e influências do músico Allan Holdsworth e o baterista Tomas Haakem, que é um dos bateiristas mais virtuosos do Metal Extremo, com experimentações e mudanças rítimicas complexas. A banda sofreu váriasinfluências conforme o tempo. Enquanto nos álbuns Contradictions Collapse e Destroy Erase Improve, o foco era mais thrash metal, enquanto nos álbuns Chaosfere,Nothing e I, o enfoque era mais para um metal mais moderno. No último álbum da banda, Catch Thirty-Three, o baterista Tomas Haake resolveu usar bateria programada com um drumkit chamado Drumkit From Hell, que é um catálago de baterias pré-gravadas feito pela Toontrack com as baterias de Morgan Ågren e do proprio Tomas Haake. Haake diz que com isso, as batidas se tornam um reforço a mais para a criatividade da banda. Com isso, o álbum é um dos mais complexos da banda. Os outros membros da banda dizem que isso foi usado devido ao pouco tempo dado pela Gravadora, a produção desse álbum.

Discografia

Album de Estúdio

EP's e outros

Curiosidades

  • A banda tocou no Ozzfest por indicação de Jack Osbourne, filho de Ozzy Osbourne, que era fã da banda. A música Soul Burn é posta a tocar em um dos episódios da série The Osbournes.
  • Mike Portnoy, baterista da banda Dream Theater, disse ser um enorme fã da banda e durante a gravação dos albuns, ele diz que sempre reescuta a banda para se inspirar.

01 paralyzing ignorance
02 erroneous manipulation
03 abnegating cecity
04 internal evidence
05 qualms of reality
06 we'll never see the day
07 greed
08 choirs of devastation
09 cadeverous mastication


Nenhum comentário:

Rockxigênio

Rockxigênio