Def Leppard
O Def Leppard foi formado na Inglaterra na segunda metade da década de 70 e, ao lado do Iron Maiden e do Saxon, uma das bandas mais importantes do movimento New Wave Of British Heavy Metal que surgiu em resposta à crescente popularidade do punk. O nome inicial do grupo era Atomic Mass, depois passando a Deaf Leopard e, finalmente, Def Leppard.
O primeiro álbum, "On Through The Night", foi lançado em 1979 e mostrava o típico heavy metal tradicional britânico em músicas como "Wasted", "Answer To The Master", "Rocks Off" e "Sorrow Is a Woman". A formação nessa época era Joe Elliot (vocal), Steve Clark (guitarra), Pete Willis (guitarra), Rick Savage (baixo) e Rick Allen (bateria).
O segundo álbum foi "High'n'Dry" (1981) uma clara evolução da banda, com músicas mais elaboradas e mostrando a tendência que seguiriam no futuro, se aproximando do hard rock americano. Os destaques são "Let It Go", "Another Hit And Run", "Lady Strange" e "Bringin' On The Heartbreak". O guitarrista Pete Willis deixou a banda em 1982, sendo substituído por Phill Collen.
Em 1983 foi lançado "Pyromania", o maior sucesso do Def Leppard, confirmando a mudança da sonoridade da banda. O álbum chegou a ficar em segundo lugar nas paradas dos EUA, perdendo apenas para "Thriller" de Michael Jackson. Os destaques ficaram para as faixas "Foolin'", "Rock Of Ages", "Die Hard The Hunter" e "Billy's Got a Gun".
Em 1984 aconteceu um dos fatos que marcaram a história da banda: o baterista Rick Allen sofreu um acidente automobilístico onde perdeu um braço. O Def Leppard já estava confirmado para o Rock In Rio de 1985, mas tiveram de cancelar as apresentações, dando lugar ao Whitesnake. O mais lógico seria que Rick Allen abandonasse a música, mas ele adaptou uma bateria eletrônica ao seu modo de tocar e, após 2 anos aguardando sua recuperação, o Def Leppard retomou suas atividades.
Em 1987, após muita expectativa, é lançado "Hysteria", outro grande sucesso, com hits como "Armaggedon It", "Pour Some Sugar On Me", "Love Bites", "Women" e a faixa-título.
A banda sai numa extensa turnê mundial e Steve Clark começa a apresentar sérios problemas com o alcoolismo. Isso acaba por retardar o processo de composição do próximo álbum.
Em 1991 ocorreu nova tragédia com a banda: Steve Clark morre em decorrência de overdose de álcool e drogas.
A banda resolveu seguir em frente, chamando Vivian Campbell (ex- Dio) para assumir a vaga de guitarrista. Só em 1992 o Def Leppard lançou o seu quinto álbum, "Adrenalize", que ainda contava com algumas composições e gravações de Clark antes de sua morte.
O Def Leppard segue na ativa até hoje lançando discos com certa regularidade mas, para mim, a morte de Steve Clark coincide com o fim da criatividade da banda, que passou a se preocupar demais em fazer baladas água-com-açúcar e perdeu toda a energia dos primeiros 4 discos da carreira. Como nada do que o Def Leppard produziu depois de "Hysteria" me interessou, estou disponibilizando para download a fase relevante da carreira do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário