quinta-feira, 17 de abril de 2008

Queensrÿche

EMI AméricaAno: 1986
O ano é 1986, o Queensryche havia já gravado o seu nome na estória com duas pérolas chamadas "Queensryche - EP" em 83, e "The Warning", esse o real primeiro disco do quinteto lançado em 84.
Ao longo do tempo o Queensrche passou a se mostrar uma banda, digamos, 'previsivelmente imprevisível', e essa fama começou aqui no seu 3º trabalho de estúdio, segundo álbum da carreira, o conhecido "Rage For Order".
Esse disco com toda a justiça é considerado o entre águas da fusão do Rock Progressivo com o Heavy Metal, um trabalho estórico que enfluenciou bandas como Fates Warning, Dream Theater, Symphony X e muitos outras que hoje fazem sucesso dentro do estilo.
Aqui a banda dá uma aula do que seria depois chamado de Prog Metal. Inovando com competência e personalidade. Mostrando timbres novos, músicas estremamente bem construidas, bateria com mudanças de andamento e bits constantemente e o quase não mais tão garoto Geoff Tate registrando nesse disco o melhor e maior trabalho vocálico de toda a sua carreira sua e da banda é claro. E isso eu digo com absoluta certeza!!!
WALK IN THE SHADOWS - A faixa de abertura da obra. Música que mostra que o Heavy Metal sempre esteve na veia do Queensryche. Refrão grudente, riff espetacular e acompanhamento brilhante da cozinha. Com certeza a faixa mais empolgante do disco no que se diz respeito a uma apresentação ao vivo.
I DREAM IN INFRARED - Uma balada meio metal que já mostra elemento prog no timbre e condução dos teclados e guitarras acústicas do início. Um solo magistral de Michael Wilton, curto, mas mostrando feeling e técnica na dose certa. Lindíssima faixa!
THE WHISPER - Nessa faixa já fica nítida a proposta da banda para este disco: Revolucionar! É isso aí, a música mostra teclados, samples e batida progs. É realmente a primeira música prog metal do disco, mas não atinge o mesmo nível das duas primeira, não significando ser uma faixa ruim.
GONNA GET CLOSE TO YOU - Esse foi o único clipe tirado para o álbum onde a banda aparece com todo aquele visual espalhafatoso da contra-capa do álbum. A faixa em si não é de autoria da banda, mas eleva o disco novamente ao nível das duas primeira músicas, cadenciada, com teclados e sintetizadores muito bem arranjados e belíssimas linhas de voz de Tate. No início você pode estranhar, mas depois acostuma e passa a gostar dela.
THE KILLING WORDS - essa faixa é mais uma prova do bom gosto de DeGarmo como guitarrista e compositor. Belíssima música, um dedilhado maravilhoso, bela introdução de teclado e um dos melhores, senão o melhor refrão do Queensryche. Tate arrasa novamente, novidade.
SURGICAL STRIKE - Faixa que aos olhos de muitos pode de repente não emplacar, é aqui que acontece uma amostra da competência e do gabarito de Scott Rockenfield que rouba a cena com sua linha de bateria que varia o andamento de forma coerente e competente.
NEUE REGEL - Talvez a mais prog de todas as faixas da bolacha, um ferão fantástico e empolgante, belos solos também, ótima música!
CHEMICAL YOUTH (WE ARE REBELLION) - Nesta faixa assinada por Wilton e Tate, o Queensryche volta a mostrar uma música mais voltada ao Heavy tradicional, uma bela cozinha com bateria rápida e precisa alternadndo variações de forma dinâmica e baixo pulsante, guitarras mais curas e diretas e refrão empolgante mostrando um belo coro.
LONDON - Simplesmente sensacional, a partir daqui o disco vai chegando no seu ápice. Melhor vocalização de Tate em todo o disco alcançando altíssimos tons (altíssimos mesmo!), mostrando toda a técnica da sua voz encorpada, cheia de metal e harmônicos. Essa música também mostra o melhor trabalho de guitarras do disco também, são duetos belíssimos onde mostram alguns solos sobrepondo outros. Um refrão lindo onde com o suporte de DeGarmo Jackson, Tate desfila todo o seu talento e feeling ao interpretar a letra da música.
SCREAMING IN DIGITAL - Uma saudável e grande mistura de heavy tradicional mostrado no riff introdutório com o bom trabalho de teclados e afeitos de progressivo. Aqui Tate mostra a sua mais perfeita composição de linha de voz, aqui duas linhas de vocal diferentes duetam uma com a outra entrando quase no contratempo da outra de forma coesa e empolgante, ele arrasa novamente, grandes solos e atuação da cozinha.
I WILL REMEMBER - Assim como em "Killing Words" DeGarmo desfila novamente a sua categoria de grande compositor que é. Essa música é simplesmente a balada mais bonita da estória da banda! Preciso dizer mais alguma coisa? Lembrem-se que é a mesma banda que compôs músicas como "Lady Wore Black", "Silent Lucidity" e "Anybody Listening". Tate com os poderosos harmônicos de sua voz tira lágrimas dos olhos de qualquer um! É uma músico de clima introspectivo que te faz flutuar e não querer mais que ela acabe, isso fora o arranjo de voz em assobio que Tate também faz de forma como nunca vi antes e que já tentou ser feito por outros mas não com a mesma criatividade e brilhantismo. Mostra também um lindíssimo dedilhado que só Chris é capaz de compor. "I will remember" fecha com chave de diamante, não é nem de ouro.
Pois é, esse é disco de uma das maiores bandas de metal e rock de todos os tempos. Se hoje existe esse rótulo "Prog Metal" tão difundido em revistas e zines do mundo inteiro é graças a esses cinco caras de Seattle que em 86 contruiram esse estilo musical numa fusão até então nunca antes imaginada. Longa vida ao Queensrche!!!


Nenhum comentário:

Rockxigênio

Rockxigênio